Sessão Virtual: Aprovado requerimento solicitando ao governo a implantação de novos leitos de UTI

por Comunicação/ALE publicado 25/03/2020 14h35, última modificação 25/03/2020 15h42

Durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 25, os deputados aprovaram requerimento, de autoria da deputada Fátima Canuto (PRTB), solicitando que o Poder Legislativo interceda junto ao Governo do Estado para que sejam implantados novos leitos de UTI, garantindo o tratamento de pessoas com o Covid-19. O requerimento pede ainda que estes leitos fiquem à disposição da população alagoana, mesmo após a crise do coronavírus. No texto inicial, a deputada solicitava que estas UTIs fossem implantadas exclusivamente no Hospital Geral do Estado (HGE), mas o termo "HGE" foi retirado da matéria após debate com os parlamentares, ficando assim, a solicitação alusiva a outros hospitais aptos a receberem pacientes infetados com o Covid-19.

Fátima Canuto explica que as UTIs são equipadas com recursos tecnológicos e científicos sofisticados. Para essas unidades serão levados os pacientes criticamente enfermos, que necessitam de um cuidado maior, de recursos humanos qualificados e atenção redobrada, que possibilitem eficácia e rapidez no atendimento. Sendo assim, a permanência desses novos leitos será de suma importância para a qualificação da prestação dos serviços de saúde em Alagoas.

Durante o debate, a deputada Jó Pereira (MDB) solicitou a retirada do termo "HGE" do requerimento, justificando que o Hospital Geral do Estado não é o local ideal para receber os paciente com Covid-19. “Para o Hospital Geral do Estado são levadas vítimas de acidentes automobilísticos, armas de fogo e arma branca, por exemplo. Solicito que estes leitos sejam construídos no Hospital de Doenças Tropicais ou em outro local”, disse.

O líder do Governo, deputado Silvio Camelo (PV), disse que o requerimento é pertinente e que o Estado já vem se preocupando com essa situação, tanto a exemplo da aquisição de leitos, alguns instalados no Hospital Veredas. “As ações da Secretaria Estadual de Saúde mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Já o deputado Francisco Tenório (PMN) sugeriu que o Governo do Estado utilizasse outros hospitais, estádios de futebol e ginásios esportivos para a construção de leitos, a fim de atender a população com coronavírus, deixando o HGE para as urgências no atendimento de traumas. Ainda durante o debate do requerimento, o deputado Léo Loureiro (PP) fez um apelo para que o Governo do Estado dê continuidade às cirurgias eletivas, já que a demanda vem crescendo muito em Alagoas.