Sílvio Camelo convida para inauguração da UPA do Jacintinho

por Comunicação/ALE publicado 31/10/2019 19h27, última modificação 31/10/2019 19h27

A inauguração da UPA (Unidade pronto Atendimento) do Jacintinho foi destaque do pronunciamento do deputado Sílvio Camelo (PV) durante a plenária desta quinta-feira, 31. Ele aproveitou para convidar seus pares e a sociedade a prestigiarem o evento que acontece nesta sexta-feira, 1º de novembro, ás 10 horas. “A estimativa é de que este equipamento beneficie mais de 160 mil pessoas, reforçando a assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital”, informou o deputado, acrescentando que a nova UPA foi construída com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) na ordem de R$ 5 milhões e terá capacidade para atender 10.500 usuários por mês.

"A UPA do Jacintinho vai funcionar 24 horas, assegurando atendimento intermediário entre a atenção baixa, média e alta complexidade”, destacou Sílvio Camelo, informando que a unidade terá 19 leitos, sendo cinco para pacientes em observação e quatro de urgência e irá dispor das especialidades de pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia divididos em seis consultórios médicos. “Até o final deste ano também será entregue a UPA do Tabuleiro. É um trabalho que está sendo realizado diretamente para aquele que mais precisam, já que o SUS e o atendimento médico foi sempre um reclame da população”, completou Sílvio Camelo.

Em apartes, os deputados Léo Loureiro (PP), Davi Davino Filho (PP), Dudu Ronalsa (PSDB), Cabo Bebeto (PSL) e a deputada Cibele Moura (PSDB) reforçaram o discurso de Camelo. Davino observou que a inauguração da UPA do Jacintinho é um momento muito especial para a saúde do Estado e de Maceió. “Com a inauguração das UPAs o Governo consegue integralizar a saúde básica, diminuindo muito o sofrimento das pessoas e a espera que tem pela Saúde”, observou o deputado.

Nas explicações pessoais, o deputado Galba Novaes (MDB) também fez referência a inauguração da UPA do Jacintinho. Ele ratificou as palavras de Sílvio Camelo, especialmente do que diz respeito a questão das duas UPAs (Trapiche e Benedito Bentes) já existentes que, segundo o parlamentar, só foram abertas por ação do Governo do Estado.

Hospital da Mulher
Sílvio Camelo também apresentou dados do primeiro mês de funcionamento do Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, que durante o período realizou 123 partos, num total de 378 atendimentos. “Um mês após abrir suas portas, o Hospital da Mulher já realizou 79 partos normais e 53 cesáreas; foram feitas ainda 196 consultas pelo Sistema de Regulação Sisreg e 33 atendimentos na área lilás, destinada às vítimas de violência sexual. No total 378 pacientes passaram pela classificação de risco”, informou Sílvio Camelo, lembrando o equipamento é o primeiro hospital público construído no Estado em quatro décadas.