Tenente-coronel Márcia Danielli Assunção é homenageada com a Comenda Sargento Adeildo
A tenente-coronel Márcia Danielli Assunção, coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Alagoas, recebeu nesta segunda-feira, 7, a Comenda Sargento Adeildo pelos relevantes serviços prestados à proteção e defesa da sociedade alagoana. A outorga foi proposta pela deputada Fátima Canuto (MDB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa. "A tenente-coronel é responsável pela coordenação das ações da Patrulha Maria da Penha desde sua criação, em 2018. Com muita competência e seriedade, vem trabalhando diariamente com o compromisso de fiscalizar as medidas protetivas de urgência, conseguindo um grande feito para a vida das nossas alagoanas", disse a deputada sobre a homenagem como forma de agradecimento do Legislativo estadual pelo trabalho exitoso na prevenção da violência doméstica.
"Ela é uma pessoa que tem lutado há muitos anos contra a violência da mulher no Estado. Então, para mim, é uma honra homenagear uma pessoa que tem feito tanta diferença em um segmento tão importante", concluiu Fátima Canuto.
Homenageada
Emocionada, a militar afirmou que esse reconhecimento é, por extensão, para todo o povo alagoano. "Estou feliz de estar aqui na Casa do Povo e receber uma comenda com tanta honraria, nesta data que celebra o Dia da Lei Maria da Penha", iniciou a homenageada. Márcia Danielli disse ainda que a liberdade e apoio recebidos pelo Governo do Estado para suas funções são um estímulo extra para enfrentar a violência doméstica contra a mulher, uma mazela da sociedade. "Nós buscamos diariamente a diminuição dos crimes contra mulheres e esse reconhecimento me faz ter ainda mais responsabilidade em viver dividindo a minha vida no combate à violência doméstica", completou a tenente-coronel.
"Estamos atuando há 5 anos no combate diuturno à violência contra a mulher. Nós, que fazemos a Patrulha, que fazemos a Polícia Militar de Alagoas, sabemos o tamanho dessa responsabilidade e nos comprometemos hoje e todos os dias em fazer muito mais por todos e todas", encerrou a homenageada.
Criada em 2018, a PMP (Patrulha Maria da Penha) da Polícia Militar de Alagoas já atendeu aproximadamente 3 mil alagoanas. Importante mecanismo de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar, o principal foco da Patrulha é garantir o cumprimento das decisões judiciais em favor das mulheres, com papel essencial no afastamento de seus agressores.
Compuseram a mesa de honra, além de Fátima Canuto, as deputadas Gabi Gonçalves (PP) e Flávia Cavalcante, a ex-deputada Ângela Garrote, a defensora pública Daniela Tinis e a vereadora Alcione Pinto, da Procuradora Especial da Mulher de Maragogi, representando as procuradorias municipais e vereadoras, e Erica Lima, coordenadora da Casa da Mulher Alagoana.