TV Assembleia recebe certificado de Amigo da Cultura

por Comunicação/ALE publicado 04/11/2016 15h06, última modificação 04/11/2016 15h06

A TV Assembleia que comemorou nove anos de fundação na última sexta-feira, 16 de setembro, foi homenageada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por valorizar e exaltar o papel da cultura na sociedade alagoana. O veículo recebeu das mãos da secretária Melina Freitas, o certificado de Amigo da Cultura. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 4, no Salão Nobre do Museu Palácio Floriano Peixoto e contou com uma programação totalmente dedicada àqueles que contribuíram para o desenvolvimento cultural no Estado. Pela TV Assembleia estiveram presentes a diretora de Jornalismo, Goretti Lima; o ator Chico de Assis, que apresenta o programa ‘Café com Poesia’; e o escritor Paulo Poeta que comanda os programas ‘Alagoas Arte & Cultura’ e ‘Todos os Sons’.

Goretti Lima falou da importância da TV receber este prêmio e destacou os programas culturais exibidos diariamente pelo veículo. “Para TV Assembleia é muito importante receber este prêmio, por ser um reconhecimento à nossa opção de inserir na grade programação atrações culturais. Temos um compromisso de levar para as casas dos alagoanos mais cultura e informação, fazendo com que os telespectadores conheçam o que temos de melhor na nossa terra, na arte e na cultura”, disse.

Para Paulo Poeta, os programas apresentados pela TV Assembleia ajudam na disseminação da cultura alagoana e destacou os programas apresentado por ele. “A nossa TV, pioneira em fazer programas voltados para a arte e a cultura, tem uma grande importância no cenário estadual. O Alagoas Arte & Cultura é uma grande revista cultura, já que é composto por música, folguedos e artes visuais. O Todos os Sons é um programa que vai aos shows já prontos pelos próprios artistas, filmamos, editamos e depois passamos para os nossos telespectadores”, destacou.

O ator Chico de Assis destacou a importância do certificado Amigo da Cultura recebido pela TV Assembleia, agradeceu a secretaria de Cultura pelo reconhecimento e falou de seu programa Café com Poesia. “Este prêmio é um reconhecimento de um trabalho da TV, junto com os artistas que levam à comunidade informações culturais de nosso Estado. O nosso programa é destinado a escritores, poetas, romancistas e todas as pessoas que lidam direto com a literatura alagoana, tantos os que já possuem nomes reconhecidos internacionalmente como Graciliano Ramos, Aurélio Buarque de Holanda e Jorge de Lima como também aos novos escritores”, disse.

A secretária Melina Freitas disse que as homenagens se fazem necessárias para destacar veículos e pessoas que contribuem com engrandecimento da cultura. “O certificado Amigo da Cultura representa uma homenagem as pessoas que estão dando sua contribuição para o fomento, valorização e o estímulo a tudo que diz respeito a cultura alagoana”, afirmou.

Além da TV Assembleia, foram homenageados também a TV Educativa, Rádio Educativa, Rádio Correio, Sebrae, além de figuras de destaque no cenário cultural, como: Ivan Barsand, Marcos Lima, Marcos Antonio da Rocha, Edna Constant, Almir Medeiros, Wilson Santos, Ivanildo Ribeiro, Maria das Dores, Mestre Claudio de Jacarecica, Karina Padilha e Peronilda Batista.