Unale apresenta proposta de convênio educacional com a Câmara dos Deputados

por Comunicação/ALE publicado 23/12/2016 11h11, última modificação 23/12/2016 11h11

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, representada pelos deputados Antônio dos Santos (PSC-SE), Rodrigo Delmasso (Podemos-DF) e Eraldo Pimenta (PMDB-PA), entregaram, ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), uma proposta de celebração de convênio entre as Assembleias Legislativas, através da Unale, e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados – Cefor, para capacitação e formação dos deputados estaduais filiados e dos funcionários das Casas Legislativas de todo o Brasil.

A parceria, intermediada pelo deputado federal Hélio Leite (DEM-PA), objetiva promover a valorização, o aperfeiçoamento e a qualificação dos parlamentares filiados à Unale e dos agentes que trabalham diretamente com o Poder Legislativo, através da modernização dos procedimentos e a cooperação técnica e científica com outras instituições nacionais e internacionais.

Para o deputado, Rodrigo Delmasso, este convênio é de suma importância para a qualificação de todo o parlamento brasileiro. “ Um parlamento qualificado irá refletir na população de todos os estados através do fortalecimento da interlocução junto à sociedade”, defende.

Visando promover a excelência na prestação dos serviços públicos que devem ser prestados pelo estado, a qualificação dos recursos humanos estatais, por meio de parcerias, propicia benefício estratégico aos agentes políticos na gestão estatal e na elaboração de novas políticas públicas.

Na oportunidade, o vice-presidente da Unale, deputado Antônio dos Santos (PSC-SE), destacou a relevância da realização deste convênio, não só para a qualificação dos deputados, mas também dos funcionários das Assembleias Legislativas. “Com esta proposta, se abre uma grande perspectiva visto que a Câmara dos Deputados possui excelentes técnicos e convênios com outras entidades de renome nacional como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP), que trabalham especificamente a área legislativa”, ressaltou o parlamentar.

Se firmado, o convênio entre as entidades irá proporcionar cursos de pós-graduação e mestrado, que poderão ser realizados de forma presencial e à distância.

Cefor
Sob a coordenação da Diretoria de Recursos Humanos, o Cefor – Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados planeja e executa as atividades de formação, capacitação e letramento político relacionadas à educação legislativa, bem como o recrutamento e a seleção de pessoas na Câmara dos Deputados.

Por intermédio de cursos de pós-graduação, cursos técnicos, educação a distância, palestras, pesquisas, estágios, processos seletivos, vídeos, publicações, o Cefor oferece aos servidores oportunidades de desenvolvimento, aperfeiçoamento e atualização de competências profissionais e aos cidadãos instrumentos de conhecimento, compreensão e análise das funções do Poder Legislativo e de sua interação com a sociedade.

Fonte: Unale