Discurso após reeleição para presidente da Mesa Diretora - Biênio 2017/2019 (Fevereiro/2017)

por Comunicação/ALE publicado 03/02/2017 11h55, última modificação 03/02/2017 11h53

Senhores Deputados, Senhoras Deputadas:

Inicialmente, desejo expressar o meu agradecimento por mais um gesto de apoio e confiança que Vossas Excelências demonstram agora, reconduzindo-me à Presidência da Mesa Diretora deste segundo biênio da décima oitava legislatura.

É tempo de balanço. De rememorar a dimensão dos desafios que encontramos e verificar as conquistas obtidas. Se, em fevereiro de 2015, encontramos a Casa numa profunda crise, com os servidores em greve e sem receber em dia seus salários, também nos defrontamos com práticas distantes da legalidade.

Dialogamos com os servidores, regularizamos a folha, implantamos o pagamento do décimo terceiro no mês de aniversário do funcionário e legalizamos o recolhimento de obrigações legais, pendentes há várias legislaturas.

A luta prossegue, inclusive buscando na Justiça, de forma legítima e transparente, uma solução transitória em relação ao Imposto de Renda.

Fizemos ainda a reforma do prédio histórico, reativamos a Escola Legislativa, digitalizamos o fluxo dos processos, implantamos o novo Portal de Informação e reestruturamos a Divisão de Licitação para dar transparência administrativa.

O plenário ganhou painel eletrônico e a Casa ampliou a prestação de serviços à sociedade, ao instalar núcleo da Defensoria Pública. Mas é preciso consolidar as mudanças para poder continuar avançando mais.

Nesse sentido, vamos abrir a biblioteca e o memorial, credenciar professores e aprimorar a Escola Legislativa, além de viabilizar um núcleo do Procon no Parlamento. Serão novos esforços que irão contribuir na difusão de conhecimentos e no fortalecimento da cidadania.

Se, na primeira gestão, estimulamos a dinâmica parlamentar e alcançamos quase 800 matérias apreciadas no biênio, agora devemos dar novos passos. Pretendemos, por exemplo, Implantar o Diário Oficial Eletrônico e fortalecer as atividades desenvolvidas pelas Comissões Permanentes. É mais qualificação, independência e transparência na apreciação das matérias legislativas.

Em tempo de crise e desafios, o caminho é pelo exercício de algo essencial na política, que é o diálogo franco e transparente. Alagoas precisa. Vossas Excelências podem guardar a certeza de que serei, mais do que nunca, o presidente de todo o colegiado, com a consciência de que as saídas se constroem com participação política e com legislativo forte e atuante, indispensável à democracia.

Muito obrigado a todos.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.