Água Branca

por Comunicação/ALE publicado 15/04/2015 15h05, última modificação 28/05/2021 13h16

AguaBranca-Bandeira

Até o século XVII o território de Água Branca fazia parte das sesmarias de Paulo Afonso (BA) que compreendiam, também, os atuais municípios de Mata Grande, Piranhas e Delmiro Gouveia, sendo uma das cidades mais antigas do Estado. Foi denominada Mata Pequena, Matinha de Água Branca, até se tornar o município de Água Branca. O nome veio de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas.

Quem começou a povoar a região foi a família Vieira Sandes. Em 1769, o capitão Faustino Sandes arrematou algumas terras, atraído pelas serras, pela fertilidade do solo propício também à cana-de-açúcar e pelas boas pastagens, formando o primeiro núcleo de povoamento e tornando-se o tronco dessa família em toda a região.

A primeira capela de Nossa Senhora do Rosário - foi construída quando a cidade ainda era povoado. Anos depois, o Barão de Água Branca ergueu a matriz de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou a padroeira do município. Em 1864 foi criada a freguesia. Nove anos depois, a Vila de Água Branca. Só em 1919, através de lei, a vila foi elevada à condição de cidade.

Atualmente, Água Branca tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos, apreciada na Igreja Matriz, na Igrejinha do Rosário, no Centro Histórico da Praça da Matriz, na Casa do Barão de Água Branca e no calçamento da Praça Fernandes Lima. Sua riqueza natural concentra-se na beleza da Serra do Himalaia. Os pontos altos da cidade, com uma grande concentração de visitantes, no entanto, registram-se nas festas de Emancipação Política (24 de abril), Juninas e da Padroeira (28/11 a 08/12).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Sertão Alagoano. Microrregião Serrana do Sertão Alagoano. Limites com Mata Grande, Delmiro Gouveia, Pariconha, Olho d'Água do Casado, Inhapi e Pernambuco. 550 metros acima do nível do mar.

Área: 478,317 km²

Clima: Temperado. Máxima de 32° C e mínima de 22° C

População estimada 2020: 20.230 habitantes

Eleitorado: 15.253 eleitores

Prefeito: José Carlos de Carvalho (2021-2024)

Site: www.aguabranca.al.gov.br