Cacimbinhas
O município de Cacimbinhas teve como local de origem o Sítio Choan, onde caçadores vindos de Pernambuco costumavam acampar. Próximo ao sítio havia uma cacimba junto a um pé de limoeiro. Com o movimento das pessoas que paravam para descansar no local, outras cacimbas foram abertas, daí o nome Cacimbinhas.
Segundo os historiadores, os primeiros habitantes chegaram por volta de 1830. O alferes sergipano João da Rocha Pires comprou vinte léguas de terras e construiu uma casa e uma capela, que é a mais antiga da região. Um de seus três filhos, Félix da Rocha, casou e foi morar exatamente onde hoje é o centro da cidade.
Ele e o sogro, Amaro da Silva, são considerados os verdadeiros fundadores de Cacimbinhas.
Em 1893 chegou a Cacimbinhas José Gonzaga, que contribuiu decisivamente para o progresso da região. Construiu sua casa e criou a primeira feira, com um grande movimento. Associou-se a Clarindo Amorim para a construção da linha do telégrafo, ligando Palmeira dos Índios a Santana do Ipanema. O negócio não deu certo e José Gonzaga foi a falência. A emancipação política aconteceu em 1958.
Cacimbinhas tem dois pontos de interesse turístico: a Serra do Cruzeiro (onde existe a capela de São Francisco, datada de 1830) e o castelo medieval da Fazenda Alfredo Maya. A animação da população está sempre presente nas suas festas: dos Santos Reis (06 de janeiro), Baile de Sábado de Aleluia, Forró Fest (junho), festa da padroeira Nossa Senhora da Penha (8 de setembro), festa da Emancipação Política (19 de setembro) e o conhecido Baile Macabro (novembro).
Dados do Município
Situação Geográfica: Mesorregião do Agreste Alagoano. Microrregião de Palmeira dos Índios. Limites com Dois Riachos, Major Isidoro, Igaci, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas e Pernambuco. 300 metros acima do nível do mar.
Área: 273,767 km²
Clima: Temperado. Máxima de 36° C e mínima de 20° C
Gentílico: cacimbinhense
Aniversário da cidade: 19 de setembro
População estimada 2024: 10.701 habitantes
Eleitorado: 8.896 eleitores
Prefeito: Wladimir Araújo Wanderley (2025-2028)