Campestre

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 16h05, última modificação 28/05/2021 13h41

Campestre-Bandeira

Os primeiros registros do atual município de Campestre estão ligados diretamente aos do município de Jundiá, de quem foi desmembrado, quando era povoado. O nome do então povoado se originou dos verdejantes campos existentes em meados do século XVIII entre os morros que circundavam toda a região.

A princípio com poucas casas, Campestre conheceu o desenvolvimento com a construção da estrada que ia até Palmares, no Estado de Pernambuco. Porém, o povoado se estabeleceu com a instalação das atividades industriais da Usina Santa Therezinha  atualmente desativada  e da feira livre, considerada a maior da região, superando progressivamente a sede do município. 

Na administração de José Ribeiro Caminha, em Jundiá, ocorreu o processo de desapropriação de terra, facilitando o crescimento urbano. Também fizeram parte da evolução do povoado Domingos Barreto da Silva e Antonio Sijames Granja. O padre Francisco Gerardi esteve à frente da construção da primeira igreja, em 1926, erguida em homenagem a São José. 

A luta pela emancipação começou em 1987, tendo como líder o atual prefeito, Gervásio de Oliveira Lins  na época prefeito de Jundiá. Em 1988, foi aprovado na Câmara de Vereadores. Em 1988, o deputado estadual José Medeiros encampou o movimento. Em 25 de novembro de 1994, finalmente, o governador Geraldo Bulhões sancionou a lei que concedeu autonomia administrativa a Campestre. 

Os pontos de encontro da cidade são a área de lazer, a quadra de esportes, o clube municipal e a Prainha do Val, no rio Jacuípe. A atração turística  ainda em fase de implantação  será o Parque Ecológico Serra da Pedra. As principais festividades são: a festa do padroeiro , São José (19/03) e da emancipação (25/11).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião da Mata Alagoana. Limites com Jundiá, Jacuípe, Novo Lino e Pernambuco. 200 metros acima do nível do mar.

Área: 66,384 km²

Clima: Temperado. Máxima de 34° C e mínima de 26° C

População estimada 2020: 6.954 habitantes

Eleitorado: 5.524 eleitores

Prefeito: Nielson Mendes da Silva (2021-2024)

Site: www.campestre.al.gov.br