Canapi

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 16h20, última modificação 28/05/2021 13h44

Canapi-Bandeira

O município de Canapi é relativamente novo e teve origem em uma propriedade denominada "Cavalo Morto", pertencente a Cipriano Gomes da Silva. A casa grande da fazenda situava-se onde hoje está a prefeitura. Em 1948 começaram os primeiros movimentos relacionados à formação do núcleo habitacional no lugarejo. Destacava-se Joaquim Tetê, considerado como o pioneiro na colonização. Atualmente, a avenida principal da cidade tem o nome dele.

Na mesma época, chegou a Canapi Luis Bastos, funcionário do DNOCS, para construir uma ponte sobre o rio Canapi. As obras de implantação da BR-316 estavam alcançando o rio. Muitos trabalhadores vieram com Luis Bastos e logo se formou um aglomerado urbano. Foram construídos vários barracos e em pouco tempo era um povoado. 

Luis Bastos ficou entusiasmado com o movimento em Canapi e implantou uma feira, que despertou a atenção de moradores da região e de lugares vizinhos. Então, Joaquim Tetê resolveu batizar sua propriedade de Canapi Velho, considerando os aspectos do desenvolvimento do novo povoado. A primeira casa de alvenaria foi feita para ser um pequeno hotel. Em 1956 houve a construção da igreja  reformada e ampliada em 1970 - que hoje é a matriz de São José, padroeiro da cidade. 

O movimento de emancipação política teve à frente Eraldo Malta Brandão e Pompilho Brandão de Alcântara, chefes de famílias que também se instalaram na região e conseguiram grande controle político e administrativo. Em 1962, Canapi conseguiu autonomia administrativa. Suas principais festividades são a festa de Emancipação (22 de agosto) e do padroeiro São José (19 de março).

Dados do Município

Canapi-Mapa

Situação Geográfica: Mesorregião do Sertão Alagoano. Microrregião Serrana do Sertão Alagoano. Limites com Mata Grande, Inhapi, Maravilha, Ouro Branco, Santana do Ipanema e Pernambuco. 320 metros acima do nível do mar.

Área: 570,974 km²

Clima: Temperado. Máxima de 37° C e mínima de 20° C

População estimada 2020: 17.719 habitantes

Eleitorado: 13.318 eleitores

Prefeito: Vinicius José Mariano de Lima (2021-2024)

Site: www.canapi.al.gov.br