Chã Preta

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 16h25, última modificação 28/05/2021 13h48

ChaPreta-Bandeira

A colonização de Chã Preta teve início por volta de 1865, onde hoje está o prédio da prefeitura. Lá ficava a sede da fazenda Chã Preta, da família Inácio, que eram da raça negra, motivo pelo qual a cidade ganhou sua denominação.  

O movimento da localidade, que continuou com o nome de Chã Preta e pertencia a Viçosa cresceu rapidamente e, em 1909, foi criada a feira. A primeira capela foi construída na mesma época, na antiga propriedade, doada por Terezinha de Jesus Brandão à Nossa Senhora da Conceição. 

Próximo a Chã Preta existia uma localidade de nome Tobias, onde se realizava a feira. Boa parte dos habitantes queria que o centro do povoado fosse para lá transferido. Logo, porém, o local entrou em decadência e Chã Preta continuou seu desenvolvimento. No período de 1938 a 1947, a cidade ficou   abandonada pelos administradores de Viçosa e o movimento em defesa da emancipação começou a se formar. A disputa causou um fato inédito na administração pública alagoana: a subordinação de Chã Preta a Correntes, município pernambucano, para onde o movimento local foi desviado. 

Com a Constituição de 1946, Chã Preta passou a ter representação na Câmara de Vereadores de Viçosa. Liderado por José Firmino Teixeira de Vasconcelos, Isidoro Teixeira, Armando Soares e o ex-governador Luiz Cavalcante, o movimento pela emancipação chegou ao auge. Em 1962, o povoado foi emancipado. 

A valorização da cultura popular de Alagoas é um dos principais atrativos de Chã Preta, que também tem no clima serrano seu ponto forte. Entre as festividades destacam-se a Semana Cultural (março) e a Festa da Emancipação (11/03). 

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião Serrana dos Quilombos. Limites com Quebrangulo, Viçosa, Santana do Mundaú, Capela, União dos Palmares e Pernambuco. 535 metros acima do nível do mar.

Área: 172,511 km²

Clima: Temperado. Máxima de 33° C e mínima de 15° C

População estimada 2020: 7.311 habitantes

Eleitorado: 5.826 eleitores

Prefeita: Maurício de Vasconcelos Holanda (2021-2024)

Site: www.chapreta.al.gov.br