Jacaré dos Homens
O atual município de Jacaré dos Homens teve seu povoamento iniciado por volta de 1900 quando a fazenda São Francisco, de propriedade de Domingos de Freitas Mourão, começou a se desenvolver. Muitas casas foram construídas no local.
Naquela época foi encontrado um jacaré no riacho que passava próximo ao lugarejo. Por ser um animal raro na região, o local ficou conhecido por Jacaré. O topônimo "dos Homens", foi acrescentado em virtude de comerciantes de Penedo, conhecidos como Peixotos, que negociavam muito na região, afirmarem constantemente que Jacaré era terra de comerciantes honestos, sinceros e leais. Queriam resumir no vocábulo "dos Homens", as qualidades encontradas nas pessoas com quem comercializavam.
O desenvolvimento de Jacaré dos Homens foi muito rápido. Em 17 de setembro de 1949, foi elevado à condição de vila por força da Lei 1.473. Alcançou autonomia administrativa através da Lei 2.073, de novembro de 1957, sendo instalado oficialmente em 1° de janeiro de 1959, desmembrado de Pão de Açúcar. A pecuária representa a principal fonte de divisas para o município, que está integrado na chamada Bacia Leiteira.
Um dos principais atrativos de Jacaré dos Homens está no símbolo maior da cidade, o jacaré. Na praça central da cidade há um fosso com três pequenos espécimes, originais da própria região, e motivo de curiosidade principalmente para crianças. A alegria de seu povo, porém, está presente nas festividades: a festa do padroeiro, Santo Antonio e a da Emancipação Política.
Dados do Município
Situação Geográfica: Mesorregião do Sertão Alagoano. Microrregião de Batalha. Limites com Monteirópolis, Palestina, Pão de Açúcar, Olho d'Água das Flores, Belo Monte, Batalha e Major Isidoro. 135 metros acima do nível do mar.
Área: 149,501 km²
Clima: Temperado. Máxima de 38° C e mínima de 18° C
População estimada 2018: 5.288 habitantes
Eleitorado: 4.766 eleitores
Prefeito: José Floriano Bento de Melo (2017-2020)