Jequiá da Praia
O município mais novo do Estado de Alagoas, Jequiá da Praia foi criado em maio de 1995 pela lei 5.675 de 3 de fevereiro. Banhado pelo Oceano Atlântico, e pelas lagoas Jequiá, Jacarecica e Azeda, o município era antes parte de São Miguel dos Campos e de Coruripe. Cidade do litoral sul de Alagoas que mais apresenta cenários selvagens. As praias e lagoas, em conjunto com o clima quase sempre excelente, dão à região um ar de paraíso.
São 488 km2 de beleza, como as praias de Jacarecica do Sul, Lagoa Azeda e Pituba, ou o povoado de Duas Barras. Os recantos de natureza privilegiada guardam ecossistemas diversificados. No povoado de Duas Barras, por exemplo, pode-se assistir ao espetacular encontro da Lagoa de Jequiá com o oceano ou os manguezais. Na povoação de Lagoa Azeda, a lagoa que empresta seu nome à região, com águas vigorosas e que dificultam a prática de esportes náuticos.
As praias de Pituba e Jacarecica do Sul são praticamente selvagens, apresentando cenários ainda pouco explorados pelo homem.
Dados do Município
Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião de São Miguel dos Campos. Limites com Roteiro, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Coruripe e Oceano Atlântico.
Área: 334,930 km²
Clima: Temperado. Máxima de 32° C e mínima de 20° C
Gentílico: jequiaense
Aniversário da cidade: 03 de fevereiro
População estimada 2024: 9.625 habitantes
Eleitorado: 8.624 eleitores
Prefeito: Carlos Felipe Castro Jatobá Lins (2025-2028)