Olho d'Água das Flores
Em 1800, o padre Antonio Duarte foi enviado à região para o trabalho de catequese. Encontrou um olho d'água ao pé de uma serra e resolveu construir uma pequena casa nesse lugar. O local passou a ser um ponto de referência na região, onde, depois, brotou uma árvoreconhecida como pau d'arco. Na época da floração cobria-se de tantas flores que, tangidas pelo vento, formavam um tapete à superfície da água. Assim, o lugar ficou conhecido entre osviajantes por Olho d'Água das Flores.
Até 1884, o povoado era apenas um ponto de parada. Quando Ângelo de Abreu setransferiu para a região, incentivou a agricultura e a pecuária entre os antigos moradores. Construiu pequenas estradas e alguns açudes. Foi ele, inclusive, quem mandou erguer acapela em homenagem a Santo Antonio, padroeiro do povoado.
A Lei 108, de 24 de agosto de 1948, criou o distrito judiciário de Olho d'Água das Flores, no município de Santana do Ipanema. Pela Lei 1.473, de 1949, o povoado se transformou emdistrito administrativo. Só em 1953, através da Lei 1.748, Olho d'Água das Flores foi emancipado.
Passagem obrigatória em direção ao sertão alagoano (no sentido sul do Estado), Olho d'Água das Flores tem, entre seus maiores atrativos, as festividades que realiza ao longo do ano e que atrai uma infinidade de visitantes, que vêm conferir a animação e a simpatia de sua população. Entre os destaques estão a festa do padroeiro, Santo Antonio (13 de junho), a festa de emancipação política (2 de dezembro) e as tradicionais vaquejadas.
Dados do Município
Situação Geográfica: Mesorregião do Sertão Alagoano. Microrregião de Batalha. Limites com Carneiros, Jacaré dos Homens, São José da Tapera, Monteirópolis, Major Isidoro e Olivença. 290 metros acima do nível do mar
Área: 191,289 km²
Clima: Temperado. Máxima de 36° C e mínima de 16° C
População estimada 2018: 21.437 habitantes
Eleitorado: 14.854 eleitores
Prefeito: Carlos André Paes Barreto dos Anjos (2017-2020)