Paulo Jacinto

por Comunicação/ALE publicado 27/04/2015 16h05, última modificação 25/10/2018 16h55

PauloJacinto-Bandeira

O município de Paulo Jacinto teve como primeiro nome o de Lourenço de Cima, pois, havia outro denominado Lourenço de Baixo ou São Lourenço, propriedade agrícola de Lourenço Veiga, o qual construiu uma capela sob a invocação daquele Santo. O Lourenço de Cima, objeto dos presentes dados históricos, originou-se em uma capela erigida, em suas terras, por Antônio de Sousa Barbosa, homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

Antônio, considerado fundador, era paraibano, e, em 1835, transportou-se com sua família e haveres, construindo uma casa residencial e uma capela, conforme costume nas famílias abastadas e religiosas. Fez doação de considerável patrimônio de terras para assegurar a subsistência e conservação da capela a Nossa Senhora da Conceição, em cujas vizinhanças, em terreno daquele patrimônio, foram construídas as primeiras casas de taipa para moradia dos novos habitantes que, atraídos pela fertilidade do solo e amenidade do clima, para aí afluíram.

Dadas as necessidades, surgiu o primeiro estabelecimento comercial, pertencente a José Carolino, na margem das estradas que vindas de cima - Palmeira dos Índios - e do sertão íam dar no Riacho do Meio (município de Viçosa) e no Pilar. Os primeiros habitantes da povoação agricultores não desprezavam os negócios e , assim, trocavam as mais diversas mercadorias.

Com a inauguração, em 1911, da estação da Estrada de Ferro da "Great Western", o Povoado passou a chamar-se Paulo Jacinto, homenagem a Paulo Jacinto Tenório, filho de Quebrangulo e que havia doado à citada Companhia uma áres de terras destinada aos serviços da nova via de comunicação.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Agreste Alagoano. Microrregião de Palmeira do Índios. Limites com Quebrangulo, Palmeira dos Índios, Mar Vermelho e Viçosa. 274 metros acima do nível do mar.

Área: 118,457 km²

Clima: Temperado. Máxima de 32° C e mínima de 14° C

População estimada 2018: 7.568 habitantes

Eleitorado: 6.042 eleitores

Prefeito: Marcos Antonio de Almeida (2017-2020)

Site: www.paulojacinto.al.gov.br