Paulo Jacinto
O município de Paulo Jacinto teve como primeiro nome o de Lourenço de Cima, pois, havia outro denominado Lourenço de Baixo ou São Lourenço, propriedade agrícola de Lourenço Veiga, o qual construiu uma capela sob a invocação daquele Santo. O Lourenço de Cima, objeto dos presentes dados históricos, originou-se em uma capela erigida, em suas terras, por Antônio de Sousa Barbosa, homenagem a Nossa Senhora da Conceição.
Antônio, considerado fundador, era paraibano, e, em 1835, transportou-se com sua família e haveres, construindo uma casa residencial e uma capela, conforme costume nas famílias abastadas e religiosas. Fez doação de considerável patrimônio de terras para assegurar a subsistência e conservação da capela a Nossa Senhora da Conceição, em cujas vizinhanças, em terreno daquele patrimônio, foram construídas as primeiras casas de taipa para moradia dos novos habitantes que, atraídos pela fertilidade do solo e amenidade do clima, para aí afluíram.
Dadas as necessidades, surgiu o primeiro estabelecimento comercial, pertencente a José Carolino, na margem das estradas que vindas de cima - Palmeira dos Índios - e do sertão íam dar no Riacho do Meio (município de Viçosa) e no Pilar. Os primeiros habitantes da povoação agricultores não desprezavam os negócios e , assim, trocavam as mais diversas mercadorias.
Com a inauguração, em 1911, da estação da Estrada de Ferro da "Great Western", o Povoado passou a chamar-se Paulo Jacinto, homenagem a Paulo Jacinto Tenório, filho de Quebrangulo e que havia doado à citada Companhia uma áres de terras destinada aos serviços da nova via de comunicação.
Dados do Município
Situação Geográfica: Mesorregião do Agreste Alagoano. Microrregião de Palmeira do Índios. Limites com Quebrangulo, Palmeira dos Índios, Mar Vermelho e Viçosa. 274 metros acima do nível do mar.
Área: 118,457 km²
Clima: Temperado. Máxima de 32° C e mínima de 14° C
População estimada 2018: 7.568 habitantes
Eleitorado: 6.042 eleitores
Prefeito: Marcos Antonio de Almeida (2017-2020)