Pindoba
Pindoba nasceu em consequência de uma promessa feita pelo fazendeiro João Dias que tinha uma propriedade agrícola onde hoje se encontra a cidade. Acometido de grave enfermidade, prometeu a São Sebastião que se ficasse recuperado, construiria uma capela em sua homenagem. A graça foi alcançada e de imediato fez construir em pequeno templo na fazenda. Todos os meses, um sacerdote ia celebrar missa na capela e passou a ser frequentada por moradores da região.
O movimento religioso que ali se procedia, deu razão para que agricultores de outras regiões transferissem suas moradias para o novo local. A fertilidade das terras contribuiu para atrair inúmeras famílias desejosas de implantar propriedades para exploração de lavouras e criação de gado. Em pouco tempo já existiam muitas casas e o desenvolvimento começou a ser uma constante no novo núcleo que ali se formava.
O primitivo nome foi Pindoba Grande, originário de um tipo de palmeira, já desaparecida. O difícil acesso para o local não contribuía para o progresso inicial e somente com a melhoria de suas estradas foi que alcançou sua fase de desenvolvimento.
Dados do Município
Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião Serrana dos Quilombos. Limites com Viçosa, Mar Vermelho, Maribondo e Atalaia. 200 metros acima do nível do mar.
Área: 117,595 km²
Clima: Temperado. Máxima de 32° C e mínima de 18° C
Gentílico: pindobense
Aniversário da cidade: 10 de outubro
População estimada 2018: 2.786 habitantes
Eleitorado: 2.989 eleitores
Prefeito: José Cícero Cardoso Costa (2025-2028)
Site: www.pindoba.al.gov.br