São Brás
São Brás era um pequeno povoado cujo território, jurisdição civil e eclesiástica, pertenciam à Porto Real do Colégio. Toda a história de São Brás, aliás, desenvolveu-se de forma paralela à de Porto Real do Colégio. A origem do nome veio do padroeiro do lugar, que foi bispo e morreu lutando pela emancipação da vila.
Os índios das tribos Tupinambás, Carapotas, Aconás e Cariris foram os primeiros habitantes. Os bandeirantes, que se fixaram no território no século XVII para explorar a região do São Francisco, iniciaram o processo de civilização entre os indígenas.
Porto Real do Colégio cresceu em torno de uma capela construída em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Muitos dos que foram morar na região, porém, escolheram outras áreas para instalar fazendas, e, aos poucos, foi surgindo o povoado de São Brás.
A freguesia foi determinada pela Lei Provincial 702, de 19 de maio de 1875. A vila, em 28 de junho de 1889, também através de lei provincial.
O município foi criado logo depois, desmembrado de Porto Real do Colégio. Em fevereiro de 1932, o decreto estadual 1.619 revogou a lei que criou o município e anexou São Brás a Traipu. A Constituição de 1935 cancelou este ato que, depois, foi novamente suprimido através do decreto 2.442, de outubro de 1938. Só com a Constituição de 1947 é que São Brás voltou a ter autonomia política.
Duas das maiores atrações do município são as festividades em comemoração da Emancipação Política (1° de outubro) e do dia do padroeiro que dá nome à cidade (São Brás), festejado com fé e religiosidade no dia 03 de fevereiro.
Dados do Município
Situação Geográfica: Mesorregião do Agreste Alagoano. Microrregião de Traipu. Limites com Traipu, Olho d'Água Grande, Porto Real do Colégio e rio São Francisco. 31 metros acima do nível do mar.
Área: 139,911 km²
Clima: Quente e úmido. Máxima de 36° C e mínima de 27° C
População estimada 2018: 6.953 habitantes
Eleitorado: 5.907 eleitores
Prefeito: Marcos Sandes (2017-2020)
Site: www.saobras.al.gov.br