São José da Tapera
A colonização de São José da Tapera foi iniciada em 1900, na fazenda existente no local onde hoje está situada cidade. Era uma propriedade agrícola pertencente à família Maciano. Próximo à fazenda, residia Antônio Francisco Alves, conhecido como Antônio Massuá. Anos depois, procedente de Pão de Açúcar, chegou à região Afonso Soares Vieira, instalando alí uma casa de comércio.
Tempo depois, foi criada uma feira de grande aceitação pelos moradores das vizinhanças. A iniciativa fez com que a presença de agricultores de outros município conhecessem a fertilidade das terras locais, incentivando-os a instalar propriedades no novo núcleo que alí se formava. Começaram, então a proliferar casas de taipa (taperas). Em seguida, foi construída uma capela dedicada a São José. Aproveitaram a existência das edificações simples, batizando o local com o nome de São José da Tapera.
Dados do Município
Situação Geográfica: Mesorregião do Sertão Alagoano. Microrregião de Santana do Ipanema. Limites com Carneiros, Santana do Ipanema, Piranhas, Pão de Açúcar, Monteirópolis e Olho d'Água das Flores. 200 metros acima do nível do mar.
Área: 495,110 km²
Clima: Quente. Máxima de 37° C e mínima de 16° C
População estimada 2014: 32.111 habitantes
Eleitorado: 20.495 eleitores
Prefeito: José Antonio Cavalcante (2017-2020)